Salvador Shopping o Iguatemi e o apartheid social
Quem conhece Salvador e os visitantes podem observar uma característica muito estranha no Iguatemi, que é a literalmente a separação social nos setores deste shopping.
Devido a proximidade com Rodoviária, estando separando somente por uma passarela suspensa, visto de o local ser o de maior fluxo de veículos na cidade o Iguatemi tem um intenso movimento de pessoa menos favorecidas Socialmente, mas que não se misturam dentro do shopping.
Tanto as lojas de Grife quantos as pessoas mais ricas, ficam no 3 piso, e os pobres, na grande maioria Negros se concentram no 1 piso, essa separação é gritante no movimento das praças de alimentação visto existirem duas uma no piso da “elite” e outra no piso da “Ralé” quem esta no 3 piso tem a sensação de estar na Bélgica e quem esta no 1 piso na Angola, ate os preços são diferentes, logicamente tudo no piso da elite é mais caro.
Com a recente inauguração do Salvador Shopping, bem próximo do Iguatemi, a tendência é que as lojas da elite migrem todas para Salvador Shopping, já que o Iguatemi cresceu muito nos últimos anos desordenadamente e o Shopping é Antigo e decadente, ao contrario do Salvador Shopping que o mais bem planejado e moderno do Brasil.
O Iguatemi esta localizado ao lado de um Mega Templo da Igreja Universal e do terminal rodoviário, o que transformará este shopping e um grande camelódromo.


